segunda-feira, 5 de setembro de 2016

A chama do amor

Para ama-la e respeita-la me fiz saúde quando ela foi doença e assim, durante muito tempo fomos ricos da verdadeira riqueza. Estar ao lado de alguém é também ter estômago para suportar coisas inimagináveis por saber que talvez seja a cura da alma ferida de quem se quer bem.
O amor não é cegueira, ele tudo suporta e mesmo vendo, ele não se ensoberbece quando dele se espera a nobreza da auto reclusão, ele não enfrenta quando o outro precisa de compreensão. Mas como saber quando o enfrentamento passa também a ser um ato de amor?
Proteger alguém de si mesmo é a mais árdua tarefa daqueles que amam. O mundo se vê satisfeito quando alguém se destrói e é então reduzido a só mais um infeliz perdido adequado aos seus moldes de auto piedade e irresponsabilidade inerente aqueles que buscam ser livres sem entender o verdadeiro significado da palavra. Este parece ser o padrão imposto.
Conhecer o amor é talvez o único e verdadeiro escudo daqueles que buscam ser luz. Mas como reconhecer, mesmo que diante de si, algo que só se ouviu falar?
Quantas vezes somos incompreendidos ao tentar proteger aqueles que amamos? Qual a melhor abordagem para que se seja escutado? Amor é também uma vida de mãos e neste ponto cabe indagar quanto tempo alguém é capaz de suportar a doação unilateral mesmo quando é nítido o amor bilateral?
"Se ela não respeita não te ama mais ou te ama menos e neste ponto os dois são muito ruins". É o que se ouve. Seria isto?
Amar é servir, é ser base para algo maior, para o crescimento e para a felicidade do outro. Amar é continuar acreditando quando todos já desistiram, é olhar pra si buscando forças mesmo quando não se vê, para percorrer um pouco mais o caminho que se acredita. Amar é é guardar sua dor e seus problemas dentro de si como forma de parecer forte para encarar os dragões que afligem a pessoa amada. Amar, é não se permitir dormir sem ter uma solução que faça quem se ama feliz.
Este fogo que arde dentro de nós é também a centelha divina que nos faz entender do que Deus é feito e que somos parte dele, nos faz olhar para o outro com o carinho e o respeito que sentimos por nós, com a ânsia de ver o sucesso nele, com a felicidade no olhar de saber que ali, diante de nós está um ser humano perfeito, único, moldado em cada detalhe por Deus mesmo e cuja felicidade é também a nossa.
Não há para mim como imaginar a infelicidade de uma vida sem amor, mas pode-se compreender a tristeza daqueles que o perderam pelo caminho sem saber que o haviam conhecido.
Amor não é possuir alguém, é doar-se a si mesmo esperando que seja suficiente para a completa felicidade daquele ser que dentre tantos deixou uma tatuagem personalizada em sua alma. Amar é compreender as mudanças, é estar pronto a ser apaixonar mais uma vez. Amor não é fidelidade mas ele te faz pensar a cada passo em como o outro se sentiria. Amar não é desejar carnalmente um único alguém, mas é entender que uma única carne se encaixa perfeitamente em si e que  todas as outras teriam a falta de um ingrediente único, uma liga que só a pessoa amada pode te dar.
Amar não é nunca discutir, mas é saber mesmo em meio as brigas que se está diante de alguém insubstituível, é pensar cada detalhe como forma de gerar a harmonia.
Talvez eu só entenda parte do que representa amar, mas assim como todo o ser, também estou na busca constante de me aperfeiçoar, de conhecer. O amor está presente em casa criatura que existe neste mundo, até na brisa se pode encontra-lo. Quando um anjo te visita, percebe-se que o material que o compõe é o amor, e quando se sente a presença de Deus, você transborda de amor.
Talvez eu tenha minha maneira romântica de ver o mundo, mas se o mundo for mesmo parecido com o que vejo eu prefiro acreditar no mundo meu jeito. Se é mesmo necessário se corromper, se é mesmo imprescindível se trancar o coração a sete chaves, talvez nada disto valha a pena e talvez então não exista um sentido.
A única maneira de mudar o mundo é sendo luz pois, quando as pessoas pensam em mudar esbarram sempre na premissa de que seriam os únicos fazendo o bem. Pois bem, se você for luz, aqueles que desejam ser encontrarão em ti um par. Você sofrerá, mas talvez mude alguém, nem que uma única vida.
Se você pudesse vislumbrar o que vejo, entenderia a razão de tudo, veria que a existência deste mundo está diretamente ligada ao amor, veria que a vida só se mantém por causa dele que ele está em sua essência.
A luta não é simples, são anos em que o amor vem sendo constantemente vituperado, maltratado e assinado toda vez que uma nova fagulha se acende. E assim, por muito tempo o mundo não tem custo sua chama brilhar. O que o mundo ganha com isso? Eu não sei, mas entender e conhecer o amor me faz ver com clareza que, ainda que a jornada seja árdua, ainda que somente no final de tudo, eu ei de perceber que, valeu a pena não me deixar apagar.

Nenhum comentário: