quarta-feira, 18 de julho de 2012

Isto também vai passar

Isto também vai passar e do outro lado, após esta turbulência, há a felicidade.
Sim, eu sei que eu erro, como todos, sei que eu permito que a vida me atinja, porque não fiz o que tinha que ser feito, mas ao mesmo tempo sei também que coisas piores já me assolaram e em todas estas coisas eu sobrevivi.
Não é que eu queira eliminar o sofrimento pois sem ele o aprendizado é nulo, mas preciso entender por mim mesmo que não há nada que seja capaz de permanecer para sempre. Ainda que hajam momentos em que aparentemente a tempestade nunca irá embora, é só olhar para trás para ver que até a alegria mais intensa e a tristeza mais devastadora agora são apenas lembranças.
Você deixa de pensar no teu passado? Não, mas olha para o futuro com olhos de esperança de quem sabe que pode mudar, acaba uma faze e começa outra e permanecem aqueles que a vida quis que permanecessem a teu lado.
Não há uma maneira fácil de vencer o mundo, talvez não haja nem mesmo uma maneira de vencer o mundo, mas há um jeito, de vencer a si mesmo e este meio é a fé. A fé não de uma crença qualquer, a fé em si, a fé de que vais vencer, de que tudo isto é passageiro e a devastação que hoje você vê em ti é apenas mais um degrau da tua longa subida.
Amor de verdade, permanece para sempre enraizado dentro de ti, mas até ele quando é nocivo pode ser escondido num canto fundo de tua alma, te permitindo viver e deixando que venham a ti as alegrias que ainda estão por vir!
Olhe para si mesmo e entenda que isto também vai passar, então te verás um pouco menos prezo ao presente e ao passado e talvez assim possas voltar a caminhar.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

o mal do século

É pedir demais uma mulher que seja capaz de amar, uma que não fuja dos problemas e que consiga ser fiel? Começo a achar que sim. Tantas mulheres casadas ou namorando que conheço e nenhuma, isto mesmo, nenhuma foi capaz de ser fiel! Nenhuma foi capaz de dizer que faria qualquer coisa por amor, pelo contrário, quando falam do homem perfeito começam a descreve-lo pelo bolso. Não falo só das que passaram pela minha vida, mas também das minhas amigas, conhecidas e dos relacionamentos dos meus amigos.
Tudo que eu e a maioria dos homens desejamos é alguém que tenha a coragem de estar ao nosso lado, começando do zero e suportando as dificuldades que vierem para, ai sim, ver a plenitude das coisas. Tudo que se acha neste mundo são pessoas, principalmente as mulheres, preocupadas com o status, esperando ver a coisa pronta para se permitir viver, quando a verdade é que a gente precisa construir o que deseja.
Quero entender o que se passa, preciso entender! Mas a busca pelo status fez as mulheres pensarem que ser independente, ou seja, não precisar de um homem em sua visão, era ser melhor que as outras quando na verdade isto as torna mesquinhas, proprietárias de um amor próprio falsamente inflado que pisa os sentimentos dos outros e impedem a sua própria felicidade. "Eu me amo" virou bandeira de uma sociedade doente, como diria Renato Russo, amar ao próximo se tornou demodé, fazendo com que o mal do século se fortalecesse. Sim, a solidão se tornou permanente e disseminada, fazendo de nós a mais triste de todas as gerações e nos levando a ser estopim de uma geração de velhos infelizes e amargos, que vão dizer que curtiram a vida sentindo dentro de si a falta dela. Só que a gente não vê isto hoje, somos muito jovens para pensar no futuro, vivemos o agora esperando que as coisas aconteçam naturalmente. Mas tudo isto um dia será claro como o cristal, quando nossa geração chegar a certa idade e perceber que é tarde demais para mudar suas escolhas. Triste ver uma safra inteira de jovens perdida, jogada no lixo, porque valem menos que o papel que utilizam no banheiro.
A vida sem amor não vale a pena, mas a nossa geração nem sabe que ele existe e quando o encontra trata de fugir, correr o mais longe que pode, trata de sufoca-lo, porque amor é perigoso, pode te fazer prisioneiro de alguém, dependente, alguém visto como débil numa sociedade que prega que a felicidade verdadeira só vem de si, o amor é um sentimento forte, pode te tornar alguém capaz de atos não aceitos aos conceitos atuais, pode te fazer feliz, o que te torna perigoso, pois felicidade verdadeira que só é gerada pelo amor, pode te fazer acordar! Durma com todos, pois estar acordado neste mundo é a pior das dores.
Talvez seja bela a ignorância, quisera eu conseguir ser como os outros e dormir, me permitindo massacrar os acordados, pular de cama em cama, quem sabe assim, na ignorância, mesmo sem ser feliz, eu pudesse não ser triste, arrancar esta dor do meu peito e então deixar de chorar!

U2 - Sometimes You Can't (legendado)

Obrigado!


O herói de verdade, não tem superpoderes como os da ficção. Não está sempre no lugar certo, mas é hábil em modificar a realidade e fazer o certo até mesmo quando isto parece impossível. Meus ídolos são controversos, nenhum deles é unanimidade e não seria diferente contigo. Entender o quanto você foi (e é) importante para mim e para fazer de mim quem eu sou, vai além do corriqueiro entendimento dos fatos, é preciso entender o sentir da atmosfera que cerca minha realidade.
Alguns julgaram mal tuas escolhas, outros esperaram mais de ti do que podias dar. Há os que se vangloriam em tuas derrotas e aqueles que acham que teriam agido de outra maneira se enfrentassem o mesmo que tu enfrentas. Para mim é muito além disto, tenho um amigo, um companheiro, um espelho (para o que devo e para o que não devo fazer). Não espero de ti a perfeição, que até certa idade acreditei existir, é que percebi a muito, que assim como eu tive que aprender a deixar de ser jovem para ser adulto, tu também foste atirado neste mundo sem a instrução necessária (que em verdade ninguém tem) e aprendeu com os teus acertos e erros.
Tu que sempre me disse que, “ou se aprende com os próprios erros ou com os erros dos outros”, tu que teve tua dose de sofrimento e mesmo assim, sempre foi capaz de me dar bons conselhos (não que eu sempre tenha os seguido), afinal, “aquilo que não tem remédio já está remediado”.  Tu és o que de mais precioso tenho e sei de tua força e de tuas fraquezas.
Vim aqui, só registrar que te amo, desejar que ainda haja muitos anos em que eu possa ter tuas longas conversas. Feliz aniversário, obrigado por tudo, sou privilegiado por ter a ti, hoje para mim é dia dos pais!

terça-feira, 10 de julho de 2012

Vinte e Sete!

Winehouse, Hendrix, Joplin, Morrison, Cobain, Jones, Johnson. Em comum? todos morreram aos 27 anos. Fiquei pensando na ironia que cercava estas mortes. Tantas, em diferentes épocas e em circunstâncias tão próximas umas das outras. Passei a entender que são somente a parte visível de uma esfera muito maior de pessoas que devem passar pelo mesmo.
Enquanto tentava entender tal fenômeno, percebi que um outro crescia dentro de mim, o da “força do sentir”. A cada dia que passa, coisas menores me atingem na esfera sentimental, com uma intensidade muito maior. Se antes eu tinha sentimentos muito fortes, hoje já se tornam insuportáveis e a cada dia isto se apodera mais de mim. É uma reação involuntária que me faz pensar: “Como estarei quando chegar aos meus 27 anos?”.
A beira de adentrar este ano mítico, de passar pelo cenário de uma lenda urbana, notei que a percepção das coisas se torna mais intensa, principalmente à de tudo aquilo que está errado. Perto dos meus 27, notei que não há ninguém a meu lado, lembrei de todos os planos frustrados e toda vez que pensei em fazer novos planos percebi que são somente uma releitura de tudo aquilo que já deu errado. Me senti cansado de brigar contra a maré, percebi que não há como lutar contra o mundo e que de nada adiantou tentar jogar o jogo dele, também não deu certo. É o momento da vida em que notei que está ficando muito tarde, que o relógio está explodindo e que ainda sou um fracasso, ainda não virei o jogo. Me olho no espelho e vejo que já não sou mais tão belo quanto já fui, sinto a esperança ruindo e se esvaziando pela minhas mãos. “um dia igual ao outro e cada dia mais a fadiga toma conta de meu corpo e mente”.
Depois de tantos anos, pela primeira vez sou capaz de admitir a mim mesmo, que eu não sou feliz. Em comum, eles, assim como eu, tem o fato de estarem sozinhos, sem alguém a quem recorrer quando as coisas ficam difíceis e sem alguém que dependesse deles, caso deixassem de existir.
Difícil é perceber a insignificância do teu ser, que até então você acreditava ser único. Como é estranho notar que até as pessoas que você um dia foi capaz de apostar que sempre precisariam de ti para serem felizes, encontraram substitutos e seguiram vivendo. Você não! Você ficou preso à certeza da volta, à certeza do bom trabalho realizado esperando que uma crise de consciência os trouxesse de volta e te desse enfim o galardão das beneficies advindas de teu altruísmo.
27 anos! Por que a lenda se torna real e só ganha mais motivos para ter força?
Talvez porque seja a época em que o desespero de ver o futuro vindo cada vez mais rápido, somado a colheita das escolhas do passado e aos sentimentos do presente; te tornem uma panela de pressão, pronta a explodir, onde é impossível ser seu único pilar de sustento. Talvez, não ouso afirmar, mas começo a acreditar, talvez, ninguém chegue aos 28, sem ter alguém em quem se apoiar!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

A história se repete!

Sabe? Não é que eu queira que você faça sempre aquilo que eu digo, é só que eu queria poder te trancar numa redoma de vidro e evitar todo sofrimento que vejo você passar e também o sofrimento que eu vejo você causar a si mesma. Meu dia foi terrível, me sentindo derrotado por ter sido incapaz de evitar que você sofresse assim por alguém que não te ama.
Chorei muito por você e então me lembrei do dia em que você disse que chorou por mim, por ver o que eu fazia a mim mesmo estando com ela. Então, vejo tudo que ela faz a você e tento achar uma maneira de te pedir que não permita isto, mas eu mesmo permiti, eu mesmo passei por este sofrimento e eu mesmo não permiti que você me impedisse de fazer mal a mim mesmo.
Eu já vejo menos brilho em teus olhos, você que tinha um brilho de vida único no olhar, agora tem uma chama branda, sendo engolida pelas circunstâncias. É impossível para mim não sentir raiva dela, pelo que a vejo fazer, por entender a sorte que ela tem e ainda assim ver o valor que ela não dá ao que tem nas mãos.
Eu sabia quem você era na primeira vez em que te vi, você que não percebeu. O que mais me dói é assistir a tudo isto de fora me vendo incapaz de mudar a tua vida, justo eu, que costumava ajudar a tantos, agora te olho com os olhos de um torcedor, incapaz de mudar o resultado da partida, esperando que tudo de certo, zelando por ti, estando a tua disposição quando você precisar de mim, mas sem poder fazer nada, enquanto o juiz não apitar o fim.
Quisera eu poder te colocar em uma redoma de vidro e impedir que qualquer um te fizesse mal, permitir que só chegasse até você, aqueles que fossem te fazer melhor e mais feliz, mas estou de mão atadas, esperando que você perceba o que vive, esperando que você não saia disto muito machucada, pois até lá, não posso fazer nada.

domingo, 1 de julho de 2012

Boa noite meu amor!

Olho seu rosto e vejo nele a mesma saudade que eu sempre senti. O brilho em seus olhos, o leve sorriso em sua boca e esta carinha, revelam mais do que você pensa e eu já percebi que você também me quer. Há tempos que eu não tinha o prazer dos teus lábios tão próximos aos meus, então quero aproveita-los ao máximo, me aproximar lentamente, você fecha seus olhos e eu molho um pouco os meus lábios, para suavizar o toque. Pouso suavemente em tua boca, para não te assustar, o teu beijo me provoca calafrios, teu cheiro entorpece meus sentidos, eu te puxo para perto de mim e te beijo com toda intensidade que meu coração deseja. "Como é bom, tinha me esquecido desta sensação de estar completo", te afago os cabelo e toco suavemente teu rosto, sentir seus traços na ponta dos meus dedos é mais uma maneira de te guardar dentro de mim. Teus olhos ainda estão fechados enquanto minha mão escorrega por ti, penso em dizer que te amo, mas você já sabe disto e não quero que soe como mais uma palavra dita, "será que ela sente o pulsar do meu coração?". Te beijo mais uma vez, não posso ficar, preciso seguir, só vim matar a saudade que explode dentro de mim.
- Boa noite meu amor, espero que os anjos estejam cuidando bem de ti, eu hoje passei, só pra ver se você estava bem, só para ver o sorriso em seu rosto, mas como não resisto a teus encantos, precisei de um beijo seu. A gente se vê, em algum lugar no futuro em que possa haver "eu e você"!