sábado, 28 de abril de 2012

A "não escolha".



Trilhamos caminhos em que não há como ver que tijolo esta firme e qual vai afundar e se partir quando pisarmos. Estamos andando vendados, fazendo escolhas a partir das poucas informações que temos como num campo minado quando a bomba pode estar em 3 lugares e a gente tem que tentar pisar no quadrado certo pra saber onde ela esta. A gente se baseia naquilo que tem e tenta traçar um caminho onde os danos sejam menores, já que não há caminhos sem danos.
Então, tentando seguir em frente temos que abrir mão de coisas importantes e cortar as raízes que ainda nos prendem que ainda nos deixam estagnados, porque só assim podemos procurar um horizonte melhor. É natural este medo que tanto sentimos, escolhemos uma porta sem saber exatamente o que tem do outro lado, vemos a imagem refletida no espelho, apenas uma parte e não o todo e só saberemos do todo quando a decisão tiver sido tomada, quando levantamos do banquinho em que estamos sentados na bifurcação da vida e decidirmos por qual caminho seguir.
Mas a vida vem correndo atras de nós e o tempo esta chegando em que a escolha já não será só necessária, será imposta a nós querendo ou não, porque a segurança de onde estivemos sentados já não vai mais existir e o chão começara a ruir sobre nossos pés. Neste ponto, o pior dano é o causado pela "não escolha", que é o que te condena a perder tudo, por não escolher entre uma porta ou outra!

Há momentos na vida em que a melhor definição é uma citação de William Shakespeare: "A vida se resume a uma simples escolha: ocupar-se de viver ou ocupar-se de morrer"

O valor das coisas.


Ser feliz! porque eu ia querer uma coisa destas? ... felicidade se constrói, tijolo por tijolo, se busca dia após dia e quanto mais feliz se esta maior é o impulso necessário para se manter nesta situação.
Felicidade é um estado e não uma condição, portanto não se pode ser feliz, se pode estar feliz. Todas as coisas tem o exato valor que atribuímos a elas, por isto é que algumas pessoas tem uma aparência de total felicidade, porque aprenderam a lidar com suas frustrações de modo que sejam passageiras, aprenderam a olhar aquilo que da errado como um aprendizado procurando sempre algo bom para se firmar. Assim nunca uma tristeza fica latente, nunca uma dor é grande demais, porque simplesmente a verdade é que se algo nos irrita, se algo nos entristece, se algo nos deprime é pelo valor que nós mesmos atribuímos aquilo. Por isto é que os mesquinhos vivem mais felizes, porque dão valor a si acima de qualquer outra coisa, então nada pode afeta-los o suficiente para proporcionar a tristeza que não passa, aos outros como eu, restam as dores que muitas vezes não há como mensurar com palavras, justamente pelo valor que atribuem a alguma coisa ou a alguém. Para que possam voltar a um estado onde a felicidade seja possível, é necessário que tal pensamento que mantém o espírito em tristeza profunda deixe de estar latente na mente e este é um processo que demanda aprendizado e desprendimento para deixar de dar um valor irreal aquilo que não vale nada.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O FRACASSO!



A vida regrada pelas paixões mal resolvidas, pelos desejos confinados e principalmente pelo prazer momentâneo. Acho que errei muitas vezes em buscar o que era imediato ansiando pelo que era permanente e permitindo que tudo chegasse ao limite do inaceitável na tentativa de manter o pouco que havia conquistado que na verdade era apenas ilusão. Então você para pra pensar nas escolhas que já fez, analisa seu passado e descobre que seu maior erro é que seus planos não dependiam só de você!
Então, entende que seu mundo é idealizado e que tudo que ansiou é apenas uma projeção de um pensamento inflado que não irá se realizar!
Vê que seus desejos devem ser terrenos e que pensar no futuro
é apenas uma forma de perder o presente!
Entende seu erro mas não consegue se livrar do seu passado, não consegue deixar de querer o que quis desde sempre e então você morre. Morre por dentro porque seus planos são parte de ti, morre porque no seu modo de ver é melhor morrer tentando do que desistir!
Amigos, família, amores ...
quem em verdade é capaz de tirar este vazio tão grande que ninguém vê?
Um vazio que se tornou parte dos teus dias, que a cada dia te machuca um pouco mais mostrando tua impotência e incapacidade de mudar teus dias e que de tão presente você o conhece e chama pelo nome ...

O FRACASSO!

sábado, 21 de abril de 2012

O papel do pai!

A relação de um pai com um filho é algo complexo, o pai tenta parecer racional e ensina ao filho que não deve sentir absolutamente nada, por outro lado o filho "sente" o tempo todo e não entende as coisas do pai nem o motivo pelo qual ele fala aquelas coisas. Então o filho se torna homem e passa a ver as mazelas do mundo e entender que homens em verdade tem sentimentos fortíssimos que permeiam sua vida mas que quando ele deixa estes sentimentos fluírem, faz com que sua vida se torne um desastre.
Depois de lutar muito tempo contra ser um ser insensível, grosso e estritamente racional, ele percebe que na verdade seu pai sempre estivera certo e que para se tornar a pessoa que ele quis ser ele precisa deixar os seus conceitos de jovem de lado e entender aquela lição que seu pai tentou lhe ensinar no começo, porque em verdade seu pai foi um jovem e passou pelas mesmas coisas e sabe a intensidade que um sentimento pode ter na vida de um homem e também sabe que o controle deles não é nada fácil. Então, lutando contra os próprios sentimentos, ele alcançou um equilíbrio e por ele construiu alguma coisa, por meio deste equilíbrio o pai teve o filho e a partir dai ele teve que sentir menos e agir mais e precisou fingir para o filho que nada sentia, precisou fingir que era um "super homem" para que por meio de sua caricatura exagerada e de seus conselhos racionais pudesse te fazer sofrer um pouco menos, quando chegasse ao mundo com esta carga de sentimentos que você tem. Sim, ele fingiu ser uma pessoa ruim e também fingiu ser adulto, para que pudesse por um pouco de mal em você e através deste mal, chegar a um equilíbrio.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Homens São de Marte, Mulheres São de Vênus - Análize Darwiniana

Em uma caminhada após o trabalho pensando sobre o porque da atitude humana acabei por achar conclusão em darwin sobre os motivos pelos quais homens tem dificuldades em ser monogâmicos e mulheres tem facilidade em trocar de parceiro e sempre procuram homens de melhor condição financeira.
Óbvio que nada pode ser generalizado até porque a ciência ja provou que em diversos casos há homens com cérebros de estrutura feminina e mulheres com cérebros de estrutura masculina.
Natural que o homem tivesse várias mulheres ja que o risco de perder uma, principalmente durante o parto, era considerável em uma época anterior a medicina. Também é razoável imaginar que a evolução tenha selecionado indivíduos mais ligados a manter a vida da  sua descendência e consequentemente de sua ou de suas parceiras, daí se daria, segundo minha teoria, o fato de o homem ter mais dificuldades de se "desligar" de uma companheira.
No outro lado da mesma história esta a mulher que tem a necessidade de mostrar que é de um só parceiro como forma de garantir-lhe a certeza da paternidade e com isto a atenção exclusiva em defesa e cuidado com a prole. Ela selecionaria o indivíduo mais qualificado a conseguir o alimento e proteção necessários a procriação e deste comportamento adviria a busca que ainda é atual das mulheres pelo "partido" mais abastado. As mulheres quando traem não costumam trocar de parceiro, provavelmente porque a traição no caso delas apenas busca melhores genes com as garantias financeiras ja existentes. Dai o fato do alto nível de discrição deste tipo de relacionamento por parte delas. Mulheres tem um amor mais brando, menos apegado e mais propício a trocas, portanto menos tolerante a defeitos. Isto porque a qualquer instante poderia haver a mudança de quem tinha as melhores condições de proteção e porque em caso de perda prematura do marido ela necessitaria rapidamente ter outro em seu lugar, o que garantiria o alimento e proteção necessários a continuidade da espécie.


Este comportamento tão primitivo permanece até os dias atuais e norteia as noções de maturidade que temos. O homem busca na mulher a segurança sentimental e as garantias de que ela é somente sua e a mulher busca no homem a proteção e a garantia de ter mantida as condições adequadas de vida. O sexo masculino amadurece primeiramente o lado que quer ver maduro no sexo oposto e vice versa, dai as acusações mutuas de imaturidade, ja que a mulher só tem certeza de qual parceiro quer ter a seu lado quando amadurece e aprende a controlar seu lado emocional, o que leva boa parte da sua vida onde ela é focada apenas no financeiro e se ve a deriva no mar de suas emoções. E por outro lado o homem amadurece primeiro o seu lado emocional, pois "brinca" com varias mais quando escolhe uma parceira se decide por ela, porem leva muito tempo até amadurecer seu lado "monetário" (que em sua visão é o menos importante ja que busca alguém que queira estar com ele independentemente das adversidades vividas) que por sua vez é justamente o que leva um exemplar da espécie humana do sexo feminino escolher por ele.
É comum ouvir acusações de que as mulheres amadurecem antes, mais isto vem da natural vocação do homem de amadurecer antes o seu lado emocional e o controle dele. Na tentativa de evitar as brigas o homem dificilmente entra em discussões empíricas, deixando que a discussão seja "ganha" pela única versão vigente quando a verdade é apenas a de que cada lado da moeda amadurece o lado que considera mais importante e gostaria de ver amadurecido em seu parceiro(a).
Isto faz com que o homem se torne mais altruísta, justamente por ser movido pela lógica, enquanto a mulher mais egoísta por ser guiada pelas suas emoções (anseios fazem parte disto).
O ser masculino é mais preparado a viver em SOCIEDADE pelo fato de estar mais disposto a ceder enquanto o feminino é mais propício a conquista de voz e liderança, justamente por seu egoísmo e por sua imposição de anseios e vontades e por sua habilidade de ser agradável quando isto é necessário a seus objetivos. O ser feminino é mais preparado a viver no MUNDO ATUAL onde uma promoção é 70% relacionamentos interpessoais e 30% competência apenas. vivemos no mundo onde o modelo masculino se torna cada dia mais necessário apenas a reprodução, ja que até ao prazer tem encontrado obstáculos e substitutos. O modelo de mulher advindo da seleção natural compreende o mundo a sua volta e busca somente o necessário a satisfação pessoal e como modelo mais adaptado a sociedade moderna, tem deixado de lado aquele que sempre foi seu parceiro desde os primórdios da evolução. O homem é programado geneticamente para o casamento, a mulher para a garantia de conforto e condições de vida, e em tempos onde casar se torna desnecessário a sobrevivência ela  irá buscar somente o que é necessário para si e para a sobrevivência da prole que ela construirá com os melhores genes sem necessariamente tornar o exemplar masculino da espécie seu parceiro permanente!
Realmente, os homens são de Marte e as mulheres de Vênus.

O poder de uma escolha!

Durante muito tempo acreditei na minha culpa das coisas erradas que aconteciam na minha vida, porém passei a entender que a malha de acontecimentos que te levam a uma situação desfavorável apenas começa com a sua escolha. A escolha sempre é pré determinada por aquilo que você viveu, por sua personalidade e pelo momento presente, isto é, pelas coisas que estão acontecendo em sua vida. Se suas escolhas te levam as mazelas que afligem sua vida é sensato analisar o que te levou a uma decisão errônea mediante a um fato. Se culpar por aquilo que de ruim acontece é esquecer de tudo que te levou a pensar de determinada maneira. Quem em sã consciência poderia afirmar que teria tomado outro rumo? talvez alguém que estivesse de fora, um observador externo, mas quem soubesse o que você sabe, vivesse o que você vive e sentisse o que você sente com toda a certeza tomaria a mesma decisão que você. Então o que poderia ser tido como decisão errada? O que pode ser atribuído a sorte ou ao azar? será que você mudaria sua escolha se pudesse voltar atras mesmo sabendo do que você ganhou e do que você perdeu? isto me lembra a frase de uma musica de "Garth Brooks mais conhecida  no Brasil na voz do célebre "Renato Russo"(The Dance): "I could have missed the pain, But I'd have had to miss the dance" (Eu poderia ter evitado a dor, mas teria que perder a dança), você estaria disposto a perder os instantes em que aquela escolha foi correta para evitar a dor de quando ela mostrou não ser a mais apropriada?


No fundo a gente sempre sabe o risco que uma escolha impõe mas prefere fingir que ele não existe, eu até diria mais, eu diria que a gente sabe sempre no que uma escolha vai dar porém aceita pagar com dor por um breve instante de felicidade, diria pois isto é um fato pra mim não para todos, muita gente apenas conhece os possíveis efeitos que aquilo causará.
Seria sensato então reclamar da sorte vivida ou aconselhar alguém que sofre com um mero "a culpa é sua, foi você que escolheu!"? A verdade é que a gente sempre toma as decisões que fazem estragos na vida da gente achando que pode mudar tudo no meio, só percebe-se que em verdade o resultado será aquele que se vislumbrou no primeiro instante quando já é tarde demais para minimizar os estragos causados por determinada situação. Viver não é fácil, exige concentração extrema em momentos de encruzilhada, mas eles existem aos montes e muitas vezes uma escolha não se apresenta como tal, aparece como uma simples afirmativa ou negativa de estar em um local, coisa que jamais passaria pela sua cabeça como algo passível de mudar sua vida.
Eu completaria dizendo: "Faça melhores escolhas e mude sua vida!" mas a verdade é que não é possível saber se a mudança de prisma geraria escolhas melhores ou piores, mas há algo infalível para modificar sua vida, olhe para si e acredite que daqui por diante será melhor, não pense que será ... saiba!

I'm All About You - Aaron Carter



Eu fui todo seu!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

A promessa

só pra registrar que eu ouvi e acreditei: "todas as orações aqui realizadas serão atendidas!"

Deixar de ser quem eu sou!


A vida toda procurando algo, olhando para fora e para dentro tentando encontrar algo que simplesmente faz falta. Será que quero vida? Será que anseio novos horizontes? Como encontrar algo que não sei o que é?
Um dia você se pega olhando pra si com muito mais idade do que já teve e não consegue entender a raiz de teus erros, como você pode perder tanto tempo, tanta vida com coisas tão banais a ponto de ainda hoje estar na estaca zero? Pra que serve a sua vida? Pra que serve o que você tem? Pra que serve o que você quer?
Você não sabe dizer o que quer e não entende o que procura, só se sente vazio, sem rumo, perdido.

O que fazer quando você sabe que a raiz de boa parte dos teus males esta em você mesmo? Como agir quando não há mais perspectivas?
Quando tudo que você ansiava já não anseia e tudo que você tem é uma vida redundante que te leva exatamente onde você não quer estar.
Como admitir que você esteve errado e que a pessoa que procura esta justamente no lugar que você mais abomina? O que fazer quando você percebe que seus conceitos são demasiado atrasados e a sociedade como um todo já não os acha atraentes aos ouvidos? Seja você mesmo? É o que eu fui a minha vida toda.
Acreditar nas pessoas foi minha ruína, mas eu também fui aquele que não soube ser merecedor da confiança depositada. E agora aqui me encontro eu, sei o que devo fazer, sei o que vai mudar minha vida, mas tenho ciência do quanto isto irá me custar. Esta na hora de fazer minha escolha, minha dignidade ou meus sonhos pois já percebi que é impossível ter os dois e que pra ter o que eu quero precisarei deixar de ser quem eu sou!