sexta-feira, 20 de abril de 2012

O poder de uma escolha!

Durante muito tempo acreditei na minha culpa das coisas erradas que aconteciam na minha vida, porém passei a entender que a malha de acontecimentos que te levam a uma situação desfavorável apenas começa com a sua escolha. A escolha sempre é pré determinada por aquilo que você viveu, por sua personalidade e pelo momento presente, isto é, pelas coisas que estão acontecendo em sua vida. Se suas escolhas te levam as mazelas que afligem sua vida é sensato analisar o que te levou a uma decisão errônea mediante a um fato. Se culpar por aquilo que de ruim acontece é esquecer de tudo que te levou a pensar de determinada maneira. Quem em sã consciência poderia afirmar que teria tomado outro rumo? talvez alguém que estivesse de fora, um observador externo, mas quem soubesse o que você sabe, vivesse o que você vive e sentisse o que você sente com toda a certeza tomaria a mesma decisão que você. Então o que poderia ser tido como decisão errada? O que pode ser atribuído a sorte ou ao azar? será que você mudaria sua escolha se pudesse voltar atras mesmo sabendo do que você ganhou e do que você perdeu? isto me lembra a frase de uma musica de "Garth Brooks mais conhecida  no Brasil na voz do célebre "Renato Russo"(The Dance): "I could have missed the pain, But I'd have had to miss the dance" (Eu poderia ter evitado a dor, mas teria que perder a dança), você estaria disposto a perder os instantes em que aquela escolha foi correta para evitar a dor de quando ela mostrou não ser a mais apropriada?


No fundo a gente sempre sabe o risco que uma escolha impõe mas prefere fingir que ele não existe, eu até diria mais, eu diria que a gente sabe sempre no que uma escolha vai dar porém aceita pagar com dor por um breve instante de felicidade, diria pois isto é um fato pra mim não para todos, muita gente apenas conhece os possíveis efeitos que aquilo causará.
Seria sensato então reclamar da sorte vivida ou aconselhar alguém que sofre com um mero "a culpa é sua, foi você que escolheu!"? A verdade é que a gente sempre toma as decisões que fazem estragos na vida da gente achando que pode mudar tudo no meio, só percebe-se que em verdade o resultado será aquele que se vislumbrou no primeiro instante quando já é tarde demais para minimizar os estragos causados por determinada situação. Viver não é fácil, exige concentração extrema em momentos de encruzilhada, mas eles existem aos montes e muitas vezes uma escolha não se apresenta como tal, aparece como uma simples afirmativa ou negativa de estar em um local, coisa que jamais passaria pela sua cabeça como algo passível de mudar sua vida.
Eu completaria dizendo: "Faça melhores escolhas e mude sua vida!" mas a verdade é que não é possível saber se a mudança de prisma geraria escolhas melhores ou piores, mas há algo infalível para modificar sua vida, olhe para si e acredite que daqui por diante será melhor, não pense que será ... saiba!

Nenhum comentário: