sexta-feira, 20 de abril de 2012

Homens São de Marte, Mulheres São de Vênus - Análize Darwiniana

Em uma caminhada após o trabalho pensando sobre o porque da atitude humana acabei por achar conclusão em darwin sobre os motivos pelos quais homens tem dificuldades em ser monogâmicos e mulheres tem facilidade em trocar de parceiro e sempre procuram homens de melhor condição financeira.
Óbvio que nada pode ser generalizado até porque a ciência ja provou que em diversos casos há homens com cérebros de estrutura feminina e mulheres com cérebros de estrutura masculina.
Natural que o homem tivesse várias mulheres ja que o risco de perder uma, principalmente durante o parto, era considerável em uma época anterior a medicina. Também é razoável imaginar que a evolução tenha selecionado indivíduos mais ligados a manter a vida da  sua descendência e consequentemente de sua ou de suas parceiras, daí se daria, segundo minha teoria, o fato de o homem ter mais dificuldades de se "desligar" de uma companheira.
No outro lado da mesma história esta a mulher que tem a necessidade de mostrar que é de um só parceiro como forma de garantir-lhe a certeza da paternidade e com isto a atenção exclusiva em defesa e cuidado com a prole. Ela selecionaria o indivíduo mais qualificado a conseguir o alimento e proteção necessários a procriação e deste comportamento adviria a busca que ainda é atual das mulheres pelo "partido" mais abastado. As mulheres quando traem não costumam trocar de parceiro, provavelmente porque a traição no caso delas apenas busca melhores genes com as garantias financeiras ja existentes. Dai o fato do alto nível de discrição deste tipo de relacionamento por parte delas. Mulheres tem um amor mais brando, menos apegado e mais propício a trocas, portanto menos tolerante a defeitos. Isto porque a qualquer instante poderia haver a mudança de quem tinha as melhores condições de proteção e porque em caso de perda prematura do marido ela necessitaria rapidamente ter outro em seu lugar, o que garantiria o alimento e proteção necessários a continuidade da espécie.


Este comportamento tão primitivo permanece até os dias atuais e norteia as noções de maturidade que temos. O homem busca na mulher a segurança sentimental e as garantias de que ela é somente sua e a mulher busca no homem a proteção e a garantia de ter mantida as condições adequadas de vida. O sexo masculino amadurece primeiramente o lado que quer ver maduro no sexo oposto e vice versa, dai as acusações mutuas de imaturidade, ja que a mulher só tem certeza de qual parceiro quer ter a seu lado quando amadurece e aprende a controlar seu lado emocional, o que leva boa parte da sua vida onde ela é focada apenas no financeiro e se ve a deriva no mar de suas emoções. E por outro lado o homem amadurece primeiro o seu lado emocional, pois "brinca" com varias mais quando escolhe uma parceira se decide por ela, porem leva muito tempo até amadurecer seu lado "monetário" (que em sua visão é o menos importante ja que busca alguém que queira estar com ele independentemente das adversidades vividas) que por sua vez é justamente o que leva um exemplar da espécie humana do sexo feminino escolher por ele.
É comum ouvir acusações de que as mulheres amadurecem antes, mais isto vem da natural vocação do homem de amadurecer antes o seu lado emocional e o controle dele. Na tentativa de evitar as brigas o homem dificilmente entra em discussões empíricas, deixando que a discussão seja "ganha" pela única versão vigente quando a verdade é apenas a de que cada lado da moeda amadurece o lado que considera mais importante e gostaria de ver amadurecido em seu parceiro(a).
Isto faz com que o homem se torne mais altruísta, justamente por ser movido pela lógica, enquanto a mulher mais egoísta por ser guiada pelas suas emoções (anseios fazem parte disto).
O ser masculino é mais preparado a viver em SOCIEDADE pelo fato de estar mais disposto a ceder enquanto o feminino é mais propício a conquista de voz e liderança, justamente por seu egoísmo e por sua imposição de anseios e vontades e por sua habilidade de ser agradável quando isto é necessário a seus objetivos. O ser feminino é mais preparado a viver no MUNDO ATUAL onde uma promoção é 70% relacionamentos interpessoais e 30% competência apenas. vivemos no mundo onde o modelo masculino se torna cada dia mais necessário apenas a reprodução, ja que até ao prazer tem encontrado obstáculos e substitutos. O modelo de mulher advindo da seleção natural compreende o mundo a sua volta e busca somente o necessário a satisfação pessoal e como modelo mais adaptado a sociedade moderna, tem deixado de lado aquele que sempre foi seu parceiro desde os primórdios da evolução. O homem é programado geneticamente para o casamento, a mulher para a garantia de conforto e condições de vida, e em tempos onde casar se torna desnecessário a sobrevivência ela  irá buscar somente o que é necessário para si e para a sobrevivência da prole que ela construirá com os melhores genes sem necessariamente tornar o exemplar masculino da espécie seu parceiro permanente!
Realmente, os homens são de Marte e as mulheres de Vênus.

Nenhum comentário: