O que é a tristeza? Difícil delimitá-la sabendo apenas que faz parte de nós ter momentos tristes e momentos em que a lágrima é rompida pelo sorriso. Eu não me acostumo nunca com este meu jeito, com este meu humor e com esta depressão que de tempos em tempos toma conta de mim, não entendo ao certo este mecanismo.
As vezes é bom me guardar em mim, as vezes as pessoas precisam que eu guarde minha dor no bolso para então cuidar da dor delas, que eu saiba a medida, a maneira certa de agir em cada pedaço da vida. Como determinar com precisão qual a atitude correta quando o que te parece mais correto é simplesmente se calar?
Não nasci pra cuidar de mim, não tenho isto em minha essência, é como se eu tivesse sido construído para os outros e se assim não for não consigo me sentir bem. Então a gente ama, se entrega, se doa, a gente se torna o apoio, tira as pessoas do chão, ensina-as a caminhar até que nos tornamos desnecessários por completo. Então esta estranha força vem e tira as pessoas do nosso convívio, como quem prepara uma máquina para uma nova utilização, para alguém que precise, por isto é bom estar com quem nunca precisou de mim. Estranho mesmo é que esta mesma força cuida de ocupar a todos quando sou eu quem necessita apoio e cuidado, como quem diz ‘teu trabalho é cuidar, se vire com a sua dor’.
Cada passo que dou, me embrenhando nesta complexa e obscura selva que é a humanidade, me torna mais inseguro de mim, justo eu que sempre fui a segurança de tantos, quanto medo é capaz de caber dentro de uma única pessoa? Limites, há coisas que causam medo, medo das feridas, medo de ver um passado repetido no presente, medo elimina a racionalidade e te faz estagnar não caminhando e não voltando a viver o que vivias. Medo é nocivo e paralisa "teu eu" dando vazão aquele que cuida de ti quando não és capaz, ele tem seus limites e sempre que eles forem ultrapassados ele tomará uma atitude peremptória guiada apenas pela razão. Medo e coragem, serão mesmo tão antagônicas ou a coragem seria apenas uma manifestação do próprio medo tentando expulsar seu objeto de foco?
Nenhum comentário:
Postar um comentário