segunda-feira, 26 de novembro de 2012


Jamais duvidou de tanto amor que sentiu. De todo o amor que quis dar. Mas cansou de tanto amar. De tanto doar. De tanto esperar. Deixou-a livre, e ela não voltou. Deixou-a livre e as promessas de "para todo o sempre" não suportaram muito tempo.
Na verdade, as promessas de "para todo o sempre" costumam se apagar quando o álcool sai do sangue.
Certamente Amava muito. Pensava todos os dias em perguntar "Você ainda me ama?" e ter aquelas conversas malucas, que não podia ter com mais ninguém...
Mas ele sabia que não adiantava sozinho buscar o que alguém não estava disposto a doar.
Ela não me daria tudo aquilo que eu buscava, porque o que eu podia oferecer era pouco, pra tudo que ela ansiava.

texto original: http://jochamaeu.blogspot.com.br/2012/11/jamais-duvidou-de-tanto-amor-que-sentiu.html

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O mar se abriu


E o mar abriu, revelando por debaixo das águas agora suspensas em dois paredões, mais do que apenas terra, haviam ali escombros e barcos, ouriços e peixes que ainda tentavam respirar, havia a perspectiva de chegarem sãos, salvos a outra margem, de não se afogarem nem sucumbirem em meio a tantas coisas escondidas na terra que agora tomava lugar no que antes era um mar revolto.
O mar se abriu e agora havia um caminho a seguir, um caminho incerto, mas era melhor do que o estagnar vivido ate então. Se olhavam perplexos ainda sem acreditar naquilo, queriam seguir mas a imagem que vinha às suas cabeças era do mar se fechando novamente sobre eles. "La vai", pensaram se entreolhando, começaram a caminhada a passos largos mas com os corações apertados, venciam um passo após o outro aquela distancia que parecia muito maior que seu real tamanho em virtude do medo que os consumia, vez ou outra percebiam que estavam sob os domínios do mar ao ver algum animal marinho a se debater ou por alguma embarcação que conseguiam enxergar, isto lhes fazia tremer o corpo, arrepiava-lhes a espinha mas ainda assim, com medo, caminhavam.
Quando finalmente estavam próximos do fim da jornada, foi que perceberam que não conheciam a outra margem e que ela poderia ser idêntica a anterior tão cheia de problemas, traumas e perigos, ela lhe chamou atenção ao fato, mas ele sabia que na pior das hipóteses estavam caminhando, "retroceder jamais" pensou, segurou firme a mão dela e continuou a andando fingindo não ter escutado seus comentários, assim, meio contrariada, seguiu em frente por aquele novo caminho, hora amedrontada, hora sorrindo.
Ao pisarem em terra seca, na outra margem, ela lhe disse que seus problemas ainda os perseguiam, ela podia enxerga-los vindo pelo mar ainda aberto, ele apenas sorriu e pediu que ela não olhasse para trás. Começou a lhe mostras as diferenças daquele novo lugar, começou a mostrar que teriam tudo que precisassem para se manterem seguros e felizes, cuidava de cada detalhe para que ela esquecesse de olhar para o mar ainda aberto com os problemas marchando e clamando por sua atenção, ela assim o fez e no momento em que percebeu que estava segura, no momento em que teve a certeza de que seus problemas eram meras cartas de baralho sopradas pelo vento, tentando atravessar um oceano para impedi-lá de chegar a ser do tamanho que foi destinada a ter, o mar se fechou sobre eles, eliminado seu grito desesperado de atenção, e assim, em um abrir e fechar de olhos foram eliminados, sucumbiram a sua fé e a sua perseverança e agora ela podia seguir viagem, planejar sem o peso do passado, ainda não notava seu próprio tamanho, isto somente ele via, mas estava pronta, livre dos seus grilhões e agora ela iria voar.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Inóspita vida, esdrúxulos acontecimentos. Raiva das coisas, destes malditos jogos que insistimos em fazer.
Percebi que para pensar em casamento uma mulher precisa ter a perspectiva da perda, tem que ter a certeza de que a única maneira de manter seu parceiro junto a si seja esta, ledo engano pois é justamente esta perspectiva o maior indicativo de que não se deve casar. Percebi que algumas coisas nunca mudam, independente do quão melhores são as pessoas que estão contigo, ouvi de novo aquela maldita frase "eu não estou pronta para um relacionamento tao serio" se não esta agora provavelmente nunca estará, o que me leva à outra questão: "qual a hora certa e as palavras certas a se dizer para terminar?". Muito tarde para esperar a dissolução de conflitos internos, não tenho mais tempo para planos que tem possibilidades de erro, preciso de certezas e neste ponto até mesmo fazer planos sozinho me permitem um nível de segurança maior, teus passos para trás dissolvem meu sentir tornando-o brando a ponto de conseguir notar com clareza a chegada do fim.
Queria mesmo alguém que me desse valor enquanto estou por perto e não que viesse correndo atras prometendo tudo aquilo que não foi capaz de me dar quando teve chance, somente porque percebeu a perda iminente e o valor nunca dado.
Amar e mais que dizer eu te amo, é querer a presença, é ter compreensão não se pode amar pela metade, não se pode voltar atras na palavra dita, no amor dado ou no amor negado, são coisas que nos acompanham por toda uma vida nos fazendo sentir os efeitos de uma escolha.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Que seja!

Um dia a gente cansa desta busca pela perfeição e acaba aceitando o que os olhos nos apresentam. Um belo dia você dá de ombros e diz “que seja” e quando menos percebe está repetindo isto para absolutamente tudo. Não é que você tenha deixado de ansiar algumas coisas, mas é que simplesmente percebeu que desejas algo que já não existe.
Te parece tão simples entender sua própria cabeça, mas é que sempre estivestes nela, então ao notar que ninguém consegue compreender o que se passa em ti é que notas o quão intangíveis são teus desejos. As vezes gostarias de uma explicação mais detalhada para poder te sentir mais seguro, mas que seja, se quisessem te falar já o teriam feito, as vezes aceleras demais por ter certeza do que quer, mas que seja, se passou do ponto tu desaceleras para que teu ritmo não ultrapasse o de quem queres ao teu lado.
Engraçado ver as pessoas achando que não observaste todos os ângulos de uma escolha, te mostrando um novo ângulo que ainda não viste do que pode dar errado, mas que seja, deixa que te contem aquilo que você já tinha pensado.
Tua vida já era uma merda, qual o problema de vivê-la novamente mais alguns instantes, é um caminho que você já conhece e já se acostumou, que seja, você sabe o quanto odeia incomodar, então evita as cobranças, pois se não é possível notar o que te incomoda provavelmente é só mais uma invenção da sua própria cabeça. Você até deprecia tuas próprias depressões para fingir não notar as alterações ao teu redor pensando consigo apenas “que seja”.
Quando te tornaste um homem pensaste em manter os sonhos de menino, mas o mundo não é um brinquedo e então você percebeu que alguns sonhos demandam profunda alteração do teu eu. Disseste um dia que sempre serias quem és, sem jogos, sem mover-se de sua essência. Tens tentado manter e dito “que seja” quando percebe que continuar sendo quem tu és te impede de alcançar seus sonhos.
Alguns dias são mais depressivos que outros, mas que seja, a vida não é feita só de sorrisos. Tu dormes e acordas sendo apenas mais um em uma multidão, já perdeste as contas de quantas coisas faz mecanicamente. E teus sonhos de menino? Teus inúmeros projetos quando voltaste daquele lugar horrível? E teus sonhos ainda vivos dentro de ti? É a vida, se ainda não houve como, eu tento mais um vez, eu preciso entender que algumas coisas são cíclicas e que se deu errado tenho mesmo é que tentar novamente pois fazendo diferente uma hora aprendo a fazer certo.
Aceito o que vier e se não der, que seja, o que eu pude eu fiz, o que depende de mim foi realizado da maneira que acreditei ser melhor. Pra o que não depende de mim digo apenas “que seja”, não se pode mesmo implantar uma ideia.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Por você e para você

É você quem me inspira, é você ao meu lado quando está presente e dentro de mim quando ausente, é você quem me mostra todos os dias o valor de pequenos gestos, o valor do cuidado. Eu pareço simples as vezes, mas me conhecer mostra que há casos em que sou mais complicado que as pessoas comuns e mesmo assim você se mantém firme em seu propósito de extrair o melhor de mim e de me fazer feliz.
Há dias em que a vida faz de mim má companhia, há dias em que sou algoz dos incômodos alheios, assim como há dias em que sou o alento necessário, aquele que trás a calma. Que complexidade há em me entender por completo principalmente por este meu jeito de guardar as feriadas dentro de mim deixando apenas minha face transparecer o incomodo não vociferado.
Teu sono é tão belo, nada soa tão perfeito quanto te sentir acordando e ouvir tuas primeiras palavras de manhã quando você me abraça e diz um “eu te amo” onde é claro o sentimento. Já entendi que tens o humor mutável e que as tuas tempestades nem sempre tem raiz em mim. As vezes o que eu queria era te colocar entre meus braços para que nada de ruim te atingisse.
Amor ... veio tomar conta de nós, veio mostrar o que havíamos esquecido, que vale a pena viver. Como é bom quando posso ver um sorriso em teu rosto, quando posso cuidar de ti, quando consigo deixar mais leve teu fardo. Como é perfeito o momento em que te encontro, em que o nosso abraço parece que para o mundo. Sei que nem sempre é tudo perfeito, mas está em nós tentar fazer diferente, tentar mudar, reinventar, melhorar a cada dia para ver um ao outro feliz. “Um cuida do outro” lembra?
Sou muito grato por tua existência, celebro todos os dias agradecido por você fazer parte da minha vida, por ter sido escolhido por ti. Ainda é véspera, mas isto tudo é só pra te dizer que você é uma garota especial, que tua vida tem dado sentido a minha, que espero estar muitos anos ao teu lado e que por mais que eu saiba que não comemoras este dia, por mais que eu celebre tua vida todos os dias, amanhã é o dia em que todos os que te amam vem até ti, vem dizer que o teu valor é maior do que as palavras podem ilustrar, vem te lembrar que tua luz clareia mais do que a escuridão consegue apagar, que teu coração e tua mente são singulares nesta terra, vem agradecer o privilégio de estarem ao teu lado, lembrando e festejando o dia em que há alguns anos você veio ao mundo, em que viestes para ser assim, para ser você, única, para mudar a minha vida, para mudar a vida de todos porque é impossível passar imune a ti, sempre deixas algum presente, uma mudança positiva, és fator de crescimento, és divisor de águas, és força, és coragem, és cuidado e amor.
Que hoje possas dormir tranquila e que acordes sabendo que o passado se encontra atrás de ti, que a bagagem que se leva deve conter apenas as alegrias e o aprendizado, pois o que nos machuca é pesado demais para nos permitir caminhar. Que possas ter planos, objetivos claros e que saibas que é o propósito que nos mantém em constante evolução. Que eu seja também parte deste crescimento, pois não quero ser uma página apenas, quero escrever todo resto do livro com você. 
Feliz aniversário meu amor, que os anjos te proporcionem um belo dia e que possamos sorrir juntos sabendo que encontramos o nosso lugar.
Eu amo você!
Minha Ana.

sábado, 10 de novembro de 2012

Palavras ao Vento

A vida é construída por escolhas subsequentes, feita de reações a fatos. Quando algo te afeta você reage com uma escolha. Nem sempre é fácil, às vezes se está extremamente incomodado com algo porém o esforço necessário a mudança te faz pensar muito antes de tomar a escolha que irá finalmente te libertar dos teus grilhões. As vezes saber dos riscos te gera um medo tão grande que não te permite caminhar, te condena a permanecer na zona de conforto dentro da cela na prisão que você mesmo escolheu.
As vezes a gente não está preparado para voar mas vê a vida exigindo isto, as vezes a pessoa certa chega  na hora errada e a chance que se tem de fazer tudo diferente vai por água abaixo. Quantas chances a gente desperdiça tentando ser quem não é, ou seguir o padrão que alguém nos disse que seria o correto a fazer? Cada ser humano age e existe de uma maneira única, impossível que não exista um alguém perfeito para você, embora seja também muito fácil encontrar alguém que não o é.
E que mecanismo é este que sabe a hora certa de disparar a ocitocina e te prender a um único alguém? Sem dúvidas não há como atravessar uma vida sem ser visitado pelo amor, uns correm dele e outros se abraçam com todas as forças por conhecerem sua importância. Há quem acredite que não vale a pena, creem que a solidão seja o melhor caminho, alguns até tem sonhos de morar sozinhos em uma ilha deserta. O ser humano é sociável, não vivemos bem sozinhos, a solidão nos corrói, nos mata. Quem faz esta confusão geralmente imagina pessoas de quem não gosta e preferiria ver longe, se esquecendo que o isolamento afasta também aqueles que têm saciado seu desejo de interação e de contato, sua fonte de informação ou de entretenimento sem os quais o intelecto murcha até deixar de existir. É uma via de duas mãos, até os maiores intelectuais precisam deliberar sobre aspectos de suas teorias, e que maior fonte de estudo há do que a mente humana? O intelecto te auxilia a extrair  o melhor de qualquer conversa, de qualquer cultura e quem costuma pensar muito sabe que grandes ideias geralmente saem de conversas com pessoas que até mesmo você julgou inferiores.
A vida é como uma montanha russa, uma hora se está feliz e em outra já se vê tudo mudado tornando o horizonte turvo e o caminho incerto. A gente sempre tenta se agarrar à um porto seguro, o que não é possível todas as vezes em que isto é necessário, mas se conseguirmos manter os olhos fixos em nosso objetivo não haveremos de nos desviar do caminho. As vezes o problema é conseguir ter estes objetivos e neste ponto é mais importante saber aquilo que não se quer para assim ter a certeza de que caminhos não trilhar.
Uma escolha leva a outra e todas elas juntas levam ao momento presente. Não se pode mudar aquilo que veio antes e em verdade se o passado não existisse não serias quem tu és, se não tivesses errado não saberias o que não queres ter. Tudo na vida depende do prisma pelo qual se observa os acontecimentos, ele te dará o sentido e a intensidade, ele te mostrará qual a escolha certa a se tomar.
Equilíbrio as vezes é não jogar tudo pro alto quando as coisas não vão bem e não deixar de ter um plano B quando tudo parece impossível de dar errado. Equilíbrio é manter o foco, saber que uma escolha duradoura passará por tempestades e que até as coisas boas da vida tem seu lado ruim, é conseguir seguir viagem mesmo sem saber se no fim o balanço será positivo, pois por mais que uma parte de ti se perca no caminho, a cada dia te encontras mais forte, mais preparado a brigar por teus anseios até que chegues ao teu lugar, aquele que escolheste para fazer morada, o pedaço de ti onde possas finalmente repousar apreciando a vista sem tornardes a se preocupar. Até lá, te basta resistir, sorrir e chorar.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Os velhos olhos

O que é a tristeza? Difícil delimitá-la sabendo apenas que faz parte de nós ter momentos tristes e momentos em que a lágrima é rompida pelo sorriso. Eu não me acostumo nunca com este meu jeito, com este meu humor e com esta depressão que de tempos em tempos toma conta de mim, não entendo ao certo este mecanismo.
As vezes é bom me guardar em mim, as vezes as pessoas precisam que eu guarde minha dor no bolso para então cuidar da dor delas, que eu saiba a medida, a maneira certa de agir em cada pedaço da vida. Como determinar com precisão qual a atitude correta quando o que te parece mais correto é simplesmente se calar?
Não nasci pra cuidar de mim, não tenho isto em minha essência, é como se eu tivesse sido construído para os outros e se assim não for não consigo me sentir bem. Então  a gente ama, se entrega, se doa, a gente se torna o apoio, tira as pessoas do chão, ensina-as a caminhar até que nos tornamos desnecessários por completo. Então esta estranha força vem e tira as pessoas do nosso convívio, como quem prepara uma máquina para uma nova utilização, para alguém que precise, por isto é bom estar com quem nunca precisou de mim. Estranho mesmo é que esta mesma força cuida de ocupar a todos quando sou eu quem necessita apoio e cuidado, como quem diz ‘teu trabalho é cuidar, se vire com a sua dor’.
Cada passo que dou, me embrenhando nesta complexa e obscura selva que é a humanidade, me torna mais inseguro de mim, justo eu que sempre fui a segurança de tantos, quanto medo é capaz de caber dentro de uma única pessoa? Limites, há coisas que causam medo, medo das feridas, medo de ver um passado repetido no presente, medo elimina a racionalidade e te faz estagnar não caminhando e não voltando a viver o que vivias. Medo é nocivo e paralisa "teu eu" dando vazão aquele que cuida de ti quando não és capaz, ele tem seus limites e sempre que eles forem ultrapassados ele tomará uma atitude peremptória guiada apenas pela razão. Medo e coragem, serão mesmo tão antagônicas ou a coragem seria apenas uma manifestação do próprio medo tentando expulsar seu objeto de foco?