sábado, 15 de agosto de 2015

Ensaio sobre a barreira

Acordar! A bela parte do seu dia em que a sua jornada se inicia. Mas, como iniciar a jornada quando se está perdido? A vida e sua sucessão de erros e acertos te deixou nesta estação e tudo que você pensa agora é "pra onde?". As vezes parece que não há pra onde ir.
Ambição, faz parte da tua essência e é ao mesmo tempo força que te move e força que te destrói. Lembra quando você tinha todas as respostas e os objetivos nas mãos? E agora? Você chegou onde queria, mas não tem mais perguntas nem mecas para onde peregrinar. E esta sensação que não te abandona de que algo está errado?
Como é que a gente sabe que acertou se na maioria das vezes apenas parou de errar? Como é que a gente esquece os erros e define o roteiro que realmente te leva a algum lugar?
Amar a vida, seguir em frente, ser forte como uma rocha, sem nunca perder a essência. Como chegar até as nuvens com os pés no chão?

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Self forgiveness

Todo perdão já foi dado, tudo que passou foi superado.
Então por quê a sensação de que ainda há algo a se fazer? Por que ainda sinto como se a jornada não estivesse completa?
Há muitas maneiras de se estragar uma vida e a mais fácil e certeira é desistir no meio do caminho. Infelizmente uma decisão destas não só acaba com o futuro do caminho que se seguia, como também atrapalha a continuidade pelo novo caminho que se escolheu.
Quando se aborta algo que caminhava para o certo, é importante nunca olhar pra trás já que todo caminho tem percalços e é justamente quando se encontra um deles que vem forte a mente aonde o caminho abortado poderia telo levado.
A vida não é simples, não há Control+Z que desfaça uma decisão mal tomada. O tempo é o melhor remédio para anestesiar as feridas que não tem cura. Só que feridas são sempre féridas, e quando menos se espera lá estão elas, doendo tanto quanto antes e te mostrando que o controle e a inteligência são apenas ilusões de um ser que tenta desesperadamente entender e acreditar em si mesmo.
Quanto tempo ainda vai passar até que você se perdoe a si mesmo? Você ainda se lembra por quê tomou aquelas decisões? E quando você acha que está curado, tudo lhe aparece num sonho e você percebe que apenas não arde mais.
Qual é o tamanho do estrago que um vício, uma fixação pode fazer na vida de alguém? Mas será que perder as vezes também não é ganhar? Resta saber ganho pra quem.
Não restam mais palavras pendentes de serem dias, quando te achei estava doente e isto foi decisivo para separar nossas vidas. Não resta mais perdão a ser dado, a não ser aquele que um homem deve a si mesmo por não ter feito, sido e entendido ... aquilo que ele deveria ser!

sábado, 24 de janeiro de 2015

Amadurecer

Estranho olhar para a vida e perceber que o aprendizado do passado parece ter sido um preparo para o futuro. Em quantas situações após terminadas me veio a cabeça a intenção de ter feito diferente, de ter tomado outro rumo que não me causa-se o  problema?
É a maturidade que nos faz sofrer menos com o passado e tentar enfrentar melhor o futuro, mas como é engraçado lembrar de situações do passado comparando-as com a vida atual e perceber que todas elas te trouxeram uma lição que em algum momento oportuno foi necessária ou útil, perceber que as conquistas do presente não seriam possíveis se não tivessem existido as derrotas do passado, que a tua vida toda te preparou para o teu destino.
Como aprender a dizer não? Como aprender a escolher, a optar? Como estar seguro das decisões tomadas no presente sem medo do que o futuro trará? A verdade é que nunca se estará seguro o suficiente, mas a gente aprende e entender que o sol sempre nasce e que os dias se sobrepõe. A gente percebe que não há estrago sem conserto nem ruína sem utilidade. Depois de um tempo, depois de algumas derrotas, fica claro aos olhos que não importa o que aconteça se ainda houver vontade ainda haverá uma maneira, e que se há um caminho não há porque desistir. A gente também aprende que esmurrar demais a parede também é um erro pois as vezes a porta está mais perto do que o que se espera. Entende que nem sempre os nossos objetivos são os melhores e que as vezes abrir mão de alguns sonhos é dar espaço a sonhos melhores, compreende que não há nada impossível no mundo mas que a vida irá sempre colocar obstáculos para aquilo que não será bom para você, ainda que aos olhos de todos isto pareça o certo a se fazer e entender esta realidade da vida também é uma forma de crescer. Depois de um tempo você compreende que fé também cria, materializa e percebe que existir é ser um pedaço do todo, ser uma célula de Deus. Sim, pois como compreender que a vida sempre nos dá o melhor e que tudo está interligado e não entender que Deus existe? Não um Deus como o das religiões, mas sim um Deus maior que isto, aquele presente em tudo que é a centelha de vida em ti, aquele do qual você é parte. Então, você entende que não pode passar pela vida sem deixar sua marca, seu legado, pois isto seria atentar contra Deus.
Amadurecer é entender a responsabilidade que é estar vivo e ao mesmo tempo procurar se melhorar todo o dia como uma maneira de agradecer a centelha divina e devolver ao mundo um pouco do que te foi dado. Estar certo ou errado é somente um detalhe nesta jornada da vida, o importante é se renovar, reinventar e tentar ser cada dia melhor a fim de que se não for possível acertar sempre, que se deixe um caminho a quem vem para fazer da humanidade cada dia melhor.