terça-feira, 15 de julho de 2014

A dose exata

Muito do que a gente faz é esperando alcançar objetivos pré estabelecidos mesmo que a ação tomada não seja garantia do resultado esperado. Quantas vezes você não perguntou a si mesmo "o que eu ganho com isto"? Então a questão principal é entender quais objetivos foram traçados por você e o que foi inserido artificialmente em seus anseios. 
Vida não é para amadores, mas é curioso entender como tudo se trata da sensação. Sentir é a base do existir, combustível da continuidade, da mudança e do progresso. Trabalhamos pela independência para nos sentirmos livres, procuramos alguém para nos sentirmos completos e buscamos o dinheiro como meio de obter o que de material nos proporcione melhores sensações.
Neste sentido, o que é real? O que seria insignificante neste mar de sentimentos que é a vida humana? Será que a derrota do time do coração, tão perto da conquista do campeonato não causa a mesma frustração de uma demissão embora afete infinitamente menos a vida daquele que sofreu ao assisti-la? Como mensurar o tamanho do sofrimento ou alegria de alguém? Como julgar uma pessoa por uma atitude inesperada se o que nos move é justamente o que sentimos? Se não sentirmos qual é o sentido de existir?
Amor é justamente a mais forte de todas as sensações, capaz de gerar as maiores alegrias e irás, entende-lo deveria ser prioridade, nossa lição já no começo da vida. A verdade é que repetimos o ciclo de vida de nossos antepassados em busca de um desequilíbrio, tentando ter uma vida onde a balança penda para os "bons sentimentos" embora seja uma luta ingrata visto que não há um objetivo que seja garantia da conquista deste graal.
Fazer a diferença, ser lembrado; são objetivos secundários disfarçados de primários na busca de uma imortalidade que na verdade é para os outros, quando o que realmente é importante em nossa existência é o sentir. Ter a dose exata, do que doamos de nós aos outros e do que nos permitimos receber talvez seja a diferença entre uma vida plena e um naufrágio, embora até um naufrágio seja útil a vida deixando um espólio de conhecimento de tentativas frustradas e sensações vazias indicando o caminho que não deve ser seguido por aqueles que desejam ser luz.

Nenhum comentário: