quinta-feira, 29 de março de 2012

Livre pra voar

E existe tanta coisa para alcançar, tantos lugares para ir. Eu não posso simplesmente esperar.
Eu não posso simplesmente esperar o tempo passar, porque enquanto o tempo passa, as coisas acontecem: ondas quebram na praia, músicas são escritas para falar por mim, sorrisos e lágrimas estão nos rostos que eu amo.
Eu não posso esperar porque existe o que não vai acontecer enquanto eu espero. É preciso que esteja lá, pra sentir, pra viver, pra entender.
E as estrelas vão parecer tímidas enquanto eu corro na areia da praia com sapatos de salto na mão. As estrelas devem ter pensado: Pra que tanta vontade de viver? Porque elas são estrelas e sabe-se lá quanto tempo terão... O meu tempo é curto, então, eu preciso correr na praia, brincar de balanço e dançar sem ritmo até cansar.
E depois eu vou dormir, e recomeçar. Porque eu não posso esperar.

texto original: http://jochamaeu.blogspot.com.br/2010/06/livre-pra-voar.html

quarta-feira, 21 de março de 2012

A felicidade instantânea!

Há coisas que quero sentir, há coisas que eu preferia não sentir. Ruim mesmo é chegar em casa e notar que sinto falta de algo que não existe. Estranho notar que o papel do homem e de uma mulher na sociedade humana se tornou o mesmo de um leão e uma leoa em seu grupo. A mulher cuida dos filhos e se relaciona com as mulheres e se por obséquio sentir falta, o homem esta la como um estepe só para aquele momento.
Foi-se o tempo em que o anseio pelo amor era norte e atualmente o que se vê são pessoas perdidas em busca do prazer sem notar que o prazer maior esta em se entregar por completo, que não há prazer mais intenso que o prazer de pertencer a alguém, de ter esta pessoa para si.
Não consigo entender a origem de tudo isto mas ao analisar meus anseios percebo-os ultrapassados e mesquinhos, sim, mesquinhos, pois a todo momento sou lembrado que querer alguém para mim é o mesmo que levar infelicidade a esta pessoa. Será que só eu vejo felicidade no amor, na fidelidade e na união? Será que sou o único a ainda entender a essência do que faz duas pessoas se unirem e permanecerem juntas.
Não é o mundo que anda perdido, são as pessoas que perderam o foco, a ideia de que a felicidade precisa ser instantânea suplantou o fato de que felicidade verdadeira é uma construção que exige sim algumas privações.
Não há mais lugar para intelectuais na sociedade, não há mais lugar para os românticos, só há lugar para os imediatistas: "Terminou? Encoste a porta quando sair e boa noite!", não é algo que eu queira para mim, não é algo que espero, sinto um vazio gigantesco tomando conta de minha alma e ao mesmo tempo uma recusa inerte de compactuar com este bacanal que se tornou a humanidade.
Quero alguém para mim, quero amor, quero felicidade, mas não a felicidade instantânea que em verdade é branda, quero a felicidade construída tijolo a tijolo que é imensa e duradoura!

terça-feira, 20 de março de 2012

inexistência



Saudades de algumas coisas, ausência de vida, ausência de sentir mesclada a um sentir extremo. Como nomenclar o que sinto? Como ilustrar tão fortes sentimentos ligados unicamente ao nada? um nada cotidiano que insiste em permanecer sendo a essência da vida. Um "eu te amo" dito a ninguém, uma angústia forjada pelo nada que aperta o coração e sobe a mente e aos lábios porém sem saber ao certo o motivo de seu existir.
Inércia? talvez seja uma palavra batida mas ao realizar uma analise da "curva normal" que se tornou os acontecimentos onde a felicidade e a tristeza atingem níveis elevados mas insistem em voltar sempre a um mesmo patamar, não há outra palavra que melhor defina.
Talvez eu ainda deva aprender a viver e realmente sei que há muito a aprender, porem sem saber ao certo "o que" e nem "como" obter este conhecimento!
Ser homem e ter que sempre estar seguro e certo no que diz e faz, me torna vulnerável, afinal, quem é que nunca precisou de ajuda? e pela primeira vez me sinto completamente perdido, imaginando pra onde ir e o que fazer de uma vida sem sentido que um dia ansiou ser algo no mundo e percebeu que simplesmente é um existir indiferente aos passantes, como aquele mendigo que a gente passa sem dar importância, assim tem sido meu existir e o de tantos outros. Estou aqui, existo, mas existir ou não, não muda nada na vida de ninguém e isto é ter noção da sua própria inexistência!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Liberdade


O que é liberdade? O conceito que me acordou as quarto da manhã e me fez chegar a uma conclusão peremptória sobre o que deu errado.
A grande diferença entre nós é no pensar, enquanto eu penso: "O que eu faria com liberdade sem ela?" você pensa: "O que eu faria com ele sem liberdade?". É uma diferença sútil que muda tudo, mas que é baseada num falso conceito de liberdade que em verdade é infantil e deturpado.
Você só vai entender que a liberdade que você procura é uma prisão quando já for tarde demais e eu não procuro esta liberdade porque já entendi que este tipo de liberdade é falsa.
Me permito algumas coisas mas procuro justamente a prisão de que você foge e no dia em que achar não exitarei em "me prender".
O problema é que será também o dia em que você vai perceber que me perdeu e quando perceber vai entender meu valor na sua vida e o peso desta perda. A ferida de me perder vai doer por tempos dentro de você e por ela você entenderá o que tento lhe falar sobre liberdade e estará mais aberta à próxima pessoa que passar pela sua vida. Torço para que esta pessoa saiba valorizar o aprendizado que você terá, porque se ela não souber você vai viver exatamente o que viveu antes de mim e que te fez tão desesperadamente procurar por uma liberdade que é na verdade a prisão que te faz perder o que de bom passa pela tua vida.
Quantas vezes já te vi dizer que tua vida é feita de sofrimentos quando na verdade eles são simplesmente fruto de tuas escolhas, de não se permitir desfrutar de tudo aquilo que a vida pôs de bom em tuas mãos.
É, mas um dia a gente percebe tudo aquilo que perdeu dando murros em pontas de facas e buscando conceitos errôneos que consideramos base para nossas vidas. É uma pena que não estarei aqui pra te ver crescer, pra te ver finalmente entender que felicidade é equilíbrio ... feita de escolhas, feita de liberdade e também feita de respeito, que sim, gera algumas privações em prol de uma recompensa maior.
É esta a recompensa que gera a liberdade verdadeira onde por escolha se esta preso ainda que livre, porque o que de maior valor se tem, já está a seu lado!

sexta-feira, 2 de março de 2012

e a razão disse ao coração!


Teimoso, você acha que entende das coisas. Você diz pra mim e pra qualquer um que você é duro o suficiente. Você não tem que propor uma briga, você não tem que estar sempre certo. Me deixe levar alguns socos por você esta noite. Me ouça agora, preciso que você saiba que você não tem que suportar isso sozinho. E é você quando eu olho no espelho, é você quando atendo ao telefone, as vezes você não pode fazer isso a si mesmo. Nós brigamos o tempo todo, eu e você, está tudo bem, nós somos a mesma alma. Me ouça agora, preciso que você saiba que não tem que suportar isso sozinho.
Sei que não conversamos e já estou cheio de tudo isso, você pode ouvir quando eu canto, afinal, você é a razão de eu cantar, você é o motivo que opera a vida em mim.
Mas onde estamos agora?
Eu tenho que te deixar saber, uma casa ainda não faz um lar e as vezes você não pode enfrentar isto sozinho.

quinta-feira, 1 de março de 2012

U2 - One (a mim diz muito)

Facilitaria as coisas, se você achasse alguém para culpar?

Você diz um amor, uma vida, é o que uma pessoa necessita à noite.
Um amor, mas nós temos que compartilhá-lo, ou ele te abandona querida, se você não cuida dele



Eu te desapontei? Ou deixei um gosto ruim em sua boca?
Você age como quem nunca teve um amor e quer que eu continue sem nenhum

Bem, é tarde demais esta noite, para trazer o passado à luz.
Nós somos um, mas não somos iguais e temos que carregar um ao outro, carregar um ao outro

Veio aqui pra obter perdão? Veio aqui pra ressuscitar os mortos? Veio dar uma de Jesus para os leprosos da sua cabeça?

Eu te pedi demais? Mais do que devia?
Você não me deu nada e isso agora é tudo o que tive.
Nós somos um, mas não somos iguais
Bem, nós ferimos um ao outro e estamos fazendo de novo

Você me pede para entrar, mas depois você me faz rastejar
Não posso me agarrar ao que você tem, quando tudo que você tem é dor

Um amor, um sangue, uma vida você teve para fazer o quê deveria.
Uma vida, mas não somos iguais, nós temos que nos carregar um ao outro,
carregar um ao outro como se fossemos um.

Epifania


Tava pensando sobre filhos e passei a entender a complexidade de te-los para uma mulher. Comecei a pensar em cada detalhe do que isto representa e as mudanças que isto ocasiona e passei a entender coisas que eu não compreendia. Uma mulher precisa amar muito um homem pra permitir sua presença constante em sua vida, mas pra dar um filho a ele ela precisa ama-lo incondicionalmente sem nenhuma dúvida dentro de si. Por incrível que pareça a compreensão deste fato me fez entender tudo que acontecia em minha vida, bastou uma breve olhada pra entender quem queria estar a meu lado e quem se escondia disto, entender quem fugia de me dar isto e quem tentou desesperadamente conseguir. Passei a entender que amei alguém que não me ama e bati a cabeça a toa acreditando em palavras que nunca passaram de palavras, acreditando em sentimentos brandos advindos e facilmente subjugados pelo próprio orgulho que tanto machuca. Então passei a tratar a minha vida de maneira diferente, não importa mais o meu sentir, cada um será tratado da maneira que merece, da maneira que me sente e erros do passado não se repetirão. Está muito tarde para começar e quanto mais eu demorar, pior vai ficar, hora de ter algo concreto, hora de fugir das incertezas e já passou da hora de começar a construir.